quarta-feira, 31 de julho de 2013

Música do Dia - Música Clássica

Música do Dia - A música clássica e as crianças

A música estimula certas partes do cérebro, que estão relacionadas com a fala, a coordenação motora e outras habilidades psicomotoras. Ela provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo.

O estudo da música amplia o raciocínio nas crianças e estas apresentam melhor comportamento em salas de aula e redução de problemas disciplinares. Assim como, tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora.
Aula de piano

Na verdade, o que os pais devem fazer é aproveitar o potencial que a música oferece de criar uma interação com as crianças. É legal dedicar um tempo do dia para ouvir diferentes melodias e observar como reagem.
Quando os pequenos são apresentados à música clássica, eles se divertem tanto quanto com outros tipos de música. Quanto mais eles forem expostos à música clássica, mais elas se tornarão conhecidas pelos seus cérebros.

Uma boa dica para apresentar seu filho à música clássica é ouvindo a Coleção Folha Música Clássica para Crianças.
Coleção Folha Música Clássica para Crianças

O conjunto é formado por 20 livros CDs, no qual cada volume da Coleção apresenta a biografia ilustrada de um compositor, acompanhada por um CD que reúne os trechos mais significativos das composições mais reconhecidas no universo infantil.

Os livros foram escritos pelas portuguesas Isabel Zambujal e Maria Pedro.
Já os desenhos ficaram a cargo de desenhistas diversos, que, com seu traço autoral, dão ao conjunto um aspecto que varia do simples ao mais elaborado, mas sempre imaginativo e instigante.

O fator que guiou a seleção das peças musicais do disco é a sua utilização prévia em desenhos animados e filmes. Quando a melodia soa familiar, ganha-se mais facilmente a atenção e a compreensão da criança.
Coleção Folha Música Clássica para Crianças

Os volumes trazem dois personagens, os irmãos Dó e Mi, que, ao longo de cada livro, viajam no tempo e no espaço, narrando de forma divertida e interativa a biografia de cada um dos grandes compositores da história.

Nas últimas páginas, são apresentadas atividades para a criança brincar e criar ao som das melodias, estimulando a apreensão e a fixação do conhecimento adquirido.

Jogos, passatempos, teatrinho e brincadeiras para serem apreciadas a sós ou acompanhadas dos pais e amigos auxiliam na compreensão de forma divertida.

Viagens no tempo e no espaço sempre instigaram a ciência e a imaginação infantil. É justamente esse o mote desta Coleção, que é um recurso educativo para o desenvolvimento das crianças, inserindo-as no mundo dos grandes compositores por meio de uma linguagem simples e didática.
Música Clássica - Foto Ilustrativa

A Coleção da Folha esteve nas bancas de fevereiro a junho deste ano, mas se você não comprou ainda pode comprar pelo site da Folha:

http://musicacrianca.folha.com.br/

Se você gosta de música clássica, então há uma boa chance do seu filho também gostar. Mas, a música clássica não é a única música boa para seu filho. Você pode misturar os clássicos com um pouco de Pop, Rock, Blues, Country, Rhythm and Blues e Jazz ou qualquer outro tipo de música que você goste. As crianças devem ser expostas a diferentes estilos de música, sem que essas sejam separadas por categorias.

Que a música atemporal de qualidade soe para suas crianças!

Bjs
Mãe Neurótica.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;