sábado, 13 de julho de 2013

Hora da Viagem - Viagens Bate-Volta

Dica de férias #12 – Viagens Bate-Volta

Bate-volta é aquela viagenzinha gostosa que a gente encaixa em estadias curtinhas, sem levar bagagem, em percursos que duram no máximo 2 horas em cada perna, saindo da nossa cidade de origem e voltando no mesmo dia.

E é justamente nas férias, que podemos ter momentos maravilhosos para aproveitar essas pequenas viagens com os filhos!...
Pé na estrada

Bem pertinho de São Paulo, há diversos lugares com belezas naturais, construções históricas e até mesmo roteiros cheios de aventura e adrenalina.

As viagens escolhidas estão, em geral, a menos de 3 horas, ideal para quem quer curtir um fim de semana diferente fora da capital e voltar rapidinho.

Antes de decidir seu destino, leia algumas dicas que podem ajudar a transformar o passeio numa aventura ainda mais divertida e cheia de aprendizado para os pequenos.

Peça ajuda as crianças na hora de pesquisar os lugares e as informações necessárias, eles vão ficar mais empolgados e se sentir mais úteis.

Os pimpolhos também podem ajudar na organização das malas, algumas roupas para possíveis trocas ou mudança de clima, itens de higiene, livros, brinquedos, jogos, etc, mesmo que só acompanhem a arrumação, já poderão ir aprendendo a se organizar.

Prepare jogos e brincadeiras para tornar o trajeto mais divertido e evitar aquela insistente pergunta “Tá chegando?”

Brincadeiras com letras e palavras, números, rimas e músicas e jogos que incentivem a interação com a paisagem, podem ser uma ótima maneira de passar o tempo. Mas tudo de uma maneira bem descontraída, é claro.

Qualquer que seja o cenário da viagem é sempre divertido explorá-lo junto com as crianças. Estimule-as a observar o ambiente em que estão e pesquisar detalhes que possam ser comparados com outros locais que já conheçam.
Uma boa ideia é deixar uma máquina fotográfica com os filhotes para que fotografem suas descobertas e tudo aquilo que acharem interessante. Vai ser divertido ver as fotos depois.

Vejamos então algumas viagens bate-volta com atrações especiais para os baixinhos.

Embu das Artes – Cidade das Abelhas
O Parque Ecológico e Cultural Cidade das Abelhas está localizado em uma grande área de preservação ambiental e conta com uma série de atrações sobre o universo das abelhas.
É interessante começar a visita assistindo a aula do professor e apicultor que acompanha os visitantes ao Museu Apicola.
Cidade das Abelhas
Parece exagero, mas é bem gostoso, pois o espaço é aberto e as informações científicas ficam espalhadas em meio a natureza.
Depois é só aproveitar com as crianças as outras atrações, que são variadas:
Abelha Gigante (para passear dentro dela)
Cama Elástica e Pula-pula de abelha
Casinha de bonecas
Tobogã de abelhas
Balanços
Arbelhismo (arvorismo não radical)
Vale a pena esticar o passeio e ir almoçar em Embu das Artes, Há também feirinha de arte e artesanato (nos finais de semana), lojas de móveis rústicos, galerias de arte, antiquário e passeio pelo centro histórico.

Itu – Fazenda do Chocolate
Fazenda do Chocolate
A 101 km de distância da capital paulistana, Itu é parada certa para diversão com as crianças. Na Praça da Matriz você encontra o orelhão e o semáforo gigantes, além de várias lojas que vendem objetos gigantes.
Lá fica também a Fazenda do Chocolate (ou Fazenda da Serra), com criação de animais, plantações,
sorveteria  e uma fábrica de chocolate, que a torna uma ótima opção para crianças de todas as idades.
Você pode fazer cavalgadas, passeios de pônei, passeio a Casa do Caipira, contato direto com a natureza através de animais silvestres, aves caipiras, aves exóticas e répteis e, claro, comprar chocolate.

Santos – Aquário Municipal
A cidade de Santos oferece um monte de passeios bem legais para se fazer com as crianças.
O mais visitado é o Aquário Municipal, um lugar de lazer, cultura e pesquisa, que expõe centenas de espécies raras e curiosas da fauna aquática de diversas partes do mundo.
Tem também o Museu da Pesca, que expõe diversos tipos de peixes, crustáceos, moluscos, aves e mamíferos marinhos. As principais atrações são um esqueleto de uma baleia Fin e tubarões de diversos tamanhos e espécies raras.
Aquário de Santos
Outra atração é o Museu do Mar, que possui o maior acervo de conchas do país.
Vale a pena visitar também, o Orquidário Municipal que abriga diversas espécies nativas, arvores frutíferas e muitas orquídeas. Junto vivem cerca de 400 animais, como cotias, saracuras e jabutis.

Estes são só 3 dos milhares bate-volta existentes pra se fazer com a garotada.

Vale lembrar que mesmo com milhares de lugares para se visitar, é importante respeitar o ritmo da criança e se ela não estiver mais  a fim, procure fazer algo que possa agradá-la.

Em qualquer época do ano, é indispensável beber bastante liquido. Leve garrafinhas de água, ou suco da preferência da criança. Levar e usar protetor solar e talvez um chapéu também é indicado.

Em breve posto mais lugares divertidos!

Boa viagem!

Bjs
Mãe Neurótica.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;