segunda-feira, 8 de julho de 2013

Hora do Teatro - Shopping Center Norte

Dica de férias #08– Teatro


Teatro Infatil no Center Norte
Teatro Infatil no Center Norte

A idade ideal para levar as crianças ao teatro ou ao cinema é uma escolha bastante particular. Antes de definir quando adicionar atividades à rotina da criança, é importante levar em consideração o grau de maturidade de cada um. Uma boa ideia é procurar espetáculos que tenham a duração semelhante a concentração de seu filho.

No caso do cinema e do teatro, vale a pena observar em casa quanto tempo a criança consegue ficar concentrada. Normalmente, por volta dos 4 anos, a criança já consegue prestar atenção em filmes e desenhos por mais tempo, assim ir ao teatro e ao cinema pode virar um programa mais rotineiro para os pequenos.

É sempre bom lembrar que, numa primeira vez, o ambiente escuro e o som alto podem deixá-los ansiosos ou até um pouco assustados, ocasionando algumas saídas da sala. É até possível que seu filho chore na primeira vez, mas não deísta nos primeiros soluços, vá incentivando aos poucos, sem exagerar, é claro.

De qualquer forma, o teatro é uma atividade mais dinâmica e interessante para os pequenos do que o cinema, pois exige mais atenção e envolvem uma interação maior. À partir dos 4 anos, a maioria das crianças já se adapta bem à essa forma de diversão.

É interessante que a criança visite o teatro pela primeira vez com a família pois, nesse primeiro contato, ela vai entender como deve se comportar e já consegue entender que não pode incomodar as outras pessoas. Se pintar uma insegurança, ela terá os pais por perto para ajudá-la.

Levar os pequenos ao teatro envolve diversão e aprendizagem e desenvolve a autonomia do pensar e de entender melhor o que se passa à sua volta, estimulando a capacidade criativa das crianças através da fantasia e da imaginação.
Um dos objetivos de se levar uma criança ao teatro, além de se divertir, é claro, é desenvolver no pequeno a capacidade de análise e compreensão das situações apresentadas nos espetáculos.É importante deixar a criança interpretar o que está assistindo por conta própria e esclarecer apenas algumas pequenas dúvidas. E bem baixinho para não atrapalhar os demais.

Para acertar na hora da escolha, procure encontrar peças com temas ou personagens que se identifiquem com os interesses dos seus filhos. Mas lembre-se que as crianças também gostam de se aventurar no novo e de ser desafiadas. Antes de decidir, pesquise, inclusive,  sobre a suposta qualidade dos espetáculos. 
Para garantir a diversão, vale chamar amigos da criançada e criar um clima animado e de expectativa (mas sem exageros...). E explicar um pouco sobre o que vai acontecer também pode ajudar no sucesso do passeio, além de deixar a criança mais confortável.

Lembre-se de explicar as regras antes de chegar ao local, e antes do espetáculo começar (como não ficar em pé nas poltronas, não levantar e ficar andando pela sala nem falar alto).
Leve as crianças ao banheiro antes do início da peça para não atrapalhar a diversão de todos.

Para prolongar a magia desta experiência, vale ficar para tirar fotos com os personagens e pegar autógrafos. Peça para as crianças recontarem a história, pergunte como se sentiram, que parte gostaram mais, etc. E caso a peça tenha sido sobre uma história conhecida e constante em livros, poderia ser bem interessante presenteá-los com o livro e ler mais tarde.

Enfim, inventem e divirtam-se!

Ah! E nessas férias, para quem mora na Zona Norte de São Paulo, o Shopping Center Norte tem uma programação divertida e gratuita para as crianças e adultos.
Teatro Infatil no Center Norte
Teatro Infatil no Center Norte


De 04 à 14 de julho acontece o Festival de Teatro Infantil, sempre às 17horas.

Nove companhias teatrais irão se apresentar:

Loucos do Tarô – “A menina que brilha” 04/07 (quinta-feira)
Studio Comunicação – “A caixinha de música 05/07 (sexta-feira)
Le Plat du Jour – “Os 3 porquinhos” 06/07 (sábado)
Truks – “Sonhatório” 07/07 (domingo)
Uni-Duni-Tê – “Parlendar 10/07 (quarta-feira)
Polichinelo de Teatro de Bonecos – “Pequenos Gestos” 11/07 (quinta-feira)
Le Plat du Jour – “Chapeuxinho Vermelho” 12/07 (sexta-feira)
Truks – “A Bruxinha” 13/07 (sábado)
Pia Fraus – “Bichos do Brasil” 14/07 (domingo)

Bom espetáculo!

Beijos,

Mãe Neurótica.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;