terça-feira, 30 de julho de 2013

Hora da Brincadeira - Parque da Juventude

Hora da Brincadeira – Parque da Juventude

Como a prática esportiva e o lazer são ótimos estímulos para as crianças ocuparem e desenvolverem corpo e mente, escolhemos um passeio no Parque da Juventude neste lindo dia de sol.

Parque da Juventude

O movimento é, principalmente para criança pequena, uma forma de expressão e mostra a relação que existe entre ação, pensamento e linguagem. A criança consegue lidar com situações novas e inesperadas, e age de maneira independente, e consegue enxergar e entender o mundo fora do seu cotidiano.

Ao movimentar o seu corpo, a criança inventa brincadeiras e, assim, constitui o seu eu, sua imaginação e seus pensamentos. Quanto maior for a qualidade do brincar maior será o desenvolvimento cognitivo da criança.

Infelizmente, a urbanização afetou de maneira marcante a qualidade do brincar. As consequências da urbanização pouco planejada e da falta de espaços de lazer também se refletem nas moradias cujos espaços domiciliares são inadequados para brincar.

A observação da natureza é fundamental, pois os benefícios que ela fornece são provenientes do contato com ela e da variedade de coisas que ela apresenta.

Por isso, é tão importante e divertido levar as crianças para brincar no parque.

O Parque da Juventude, que foi inaugurado em setembro de 2003, mudou completamente o visual da zona norte de São Paulo. Ocupa uma área de 120 mil m², com uma grande área verde e arborizada e várias opções de lazer, onde antes ficava a Casa de Detenção Carandiru.

Parque da Juventude

O Parque é dividido em três espaços:

Parque Esportivo - possui quadras poliesportivas, sendo duas de tênis e oito para voleibol, basquetebol, handebol, futsal e tênis. Conta ainda com pistas de skate, patins e de corrida.

Parque Central – possui alamedas, jardins, bosques, árvores ornamentais, frutíferas e uma pequena reserva de Mata Atlântica de 16 mil m², onde é possível fazer caminhada, correr pelas trilhas e passear de bicicleta.

Parque Institucional - tem prédios de escola técnica (Etec), uma unidade do Acessa São Paulo, com 110 computadores, a Biblioteca de São Paulo, além de área de shows e apresentações.

O Parque funciona todos os dias das 6hs ás 18hs (área verde) e até a meia-noite (área esportiva).

Nem é preciso dizer o quanto as crianças curtiram a ideia de ir brincar no parque com os amigos.

Historicamente os jogos exprimem formas sociais de organização das experiências dos seres humanos, onde por meio da brincadeira é possível experimentar o mundo. Além de fazerem as crianças se movimentarem o tempo todo, gastando energia e dando liberdade para criar proporcionando alegria e prazer.

Parque da Juventude - Amigos

E a criançada esbanjou alegria e prazer nas diversas brincadeiras e jogos que fizeram.

Você já visitou o Parque da Juventude? Qual seu parque favorito para passear e levar as crianças para brincar?

Conte-nos e nos siga!

Bjs
Mãe Neurótica

0 comentários:

Postar um comentário

 
;