sábado, 21 de setembro de 2013

Hora do Esporte - Virada Esportiva

Hora do Esporte - Virada Esportiva


Quando uma criança inicia uma atividade física, logo ela apresenta diversos benefícios físicos, mas também e até mais importante é o fato de ela obter benefícios sociais e psicológicos.

 Antes de qualquer expectativa quanto ao desempenho da criança, é fundamental o respeito à fase de desenvolvimento motor que ela se encontra, assim como sua maturação cognitiva e emocional.

O esporte deve ser um prazer, uma brincadeira. Deve ser o momento de encontrar os amigos e se divertir e, junto com isso, aprender um esporte e desenvolver habilidades físicas.


Desta forma, se notará uma melhora na sua auto-estima e a perda de algum medo que possa existir. A prática esportiva a  ajudará a ter mais confiança em si mesma, a relacionar-se melhor com os demais, inclusive a superar alguma enfermidade como a asma, por exemplo.

A cada faixa etária a criança apresenta diferentes habilidades motoras e sua maturidade vail evoluindo gradativamente.

Até os 6 anos a criança imita as regras mas não existem competições e ainda até os 7 as atividades são fontes de prazer e conhecimento. A partir dos 11 anos, a criança passa a sentir o gosto pela vitória e respeita as regras rigorosamente, mas o mais importante ainda é o prazer pela atividade.
Assim, até aproximadamente os 12 anos, o esporte deve manter o foco na brincadeira, no lúdico, e a partir daí ser exigido mais atenção às regras e execução dos movimentos corretos.



O importante mesmo é que a criança cresça ativa e desenvolva suas habilidade físicas e sociais.


Pensando na importância da prática esportiva a Prefeitura de São Paulo coordena mais uma Virada Esportiva. A sétima edição da Virada Esportiva acontece nesse mês dias 21 e 22.A Secretaria de Esportes Lazer e Recreação promoverá mais de duas mil atividades em cerca de 200 locais espalhados por toda a cidade.

A Virada Esportiva 2013 contará com a participação de 45 centros esportivos municipais de administração direta, 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs), 12 unidades do SESC, 10 parques, além de 90 praças e CDCs (Clubes da Comunidade).



Nesta sétima edição serão oferecidas mais de duas mil atividades espalhadas em 200 pontos diferentes. Cerca de 400 voluntários vão atuar durante a realização do evento.

Os destaques deste ano são uma corrida de skate, que vai do Pacaembu até a Barra Funda, e passeios ciclísticos noturnos, um deles com mais de 20 quilômetros.

O número de atividades diminuiu - eram 3.000 em 2012 contra cerca de 2.000 neste ano, que serão realizadas a partir das 8h de sábado (dia 21) e seguem até as 18h de domingo (dia 22). Nesse período, será possível praticar esportes conhecidos, experimentar novas modalidades e testar a coragem em atrações como uma tirolesa no Anhangabaú.




Todas as atividades são gratuitas.








Para conferir a  programação completa acesse o link da folha abaixo:

http://guia.folha.uol.com.br/passeios/2013/09/1344385-virada-esportiva-tem-34-horas-de-atividades-como-balonismo-surfe-e-escalada.shtml

Boa diversão

Bjs
Mãe Neurótica

0 comentários:

Postar um comentário

 
;