segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Alimentação Saudável - Lancheira

Alimentação Saudável


Lancheira Saudável

Lancheira saudável


A alimentação das crianças na escola é uma tarefa importante a se considerar, principalmente porque as crianças tem uma grande quantidade de atividades físicas e intelectuais. Dessa forma, precisam de lanches que forneçam a energia e os nutrientes que tanto precisam nessa fase de crescimento e desenvolvimento físico e mental.

Com a correria do dia-a-dia e com as mais variadas opções disponíveis de biscoitos, bolachas, salgadinhos e lanchinhos prontos, muitos pais acabam optando por alimentos mais práticos, que normalmente são ricos em gorduras saturadas, sódio, açúcar, conservantes químicos e, o que é pior, pobres em vitaminas e minerais.

Na hora de escolher os alimentos que irão compor a lancheira das crianças para irem à escola, é preciso usar a criatividade para que o lanche seja gostoso, atrativo e de preferência variado.
Montar uma lancheira saudável não é tarefa fácil, embora possa parecer bem simples! Ainda mais que o grande atrativo das crianças e adolescentes na hora do recreio, além das brincadeiras com os amigos; é a cantina da escola.

Escuto muitas mães dizerem ter dificuldades para fazer com que seus filhos comam lanches saudáveis na escola. Acredito que se a criança tem uma alimentação regrada e equilibrada, com alimentos saudáveis em todas as refeições em sua casa, a criança já terá o gosto por esse tipo de comida e aceitará naturalmente uma lancheira mais saudável. E, inclusive, saberá selecionar melhor quais os alimentos mais apropriados de se comer na cantina da escola.

Para ajudar os pais a montarem uma lancheira saudável, selecionei algumas sugestões de lanches saudáveis, nutritivos e apetitosos.

Lancheira saudável


Misturar frutas, fazer lanches com recheios coloridos, inventar bolinhos e caprichar na aparência são boas dicas para sua lancheira ser um sucesso.

Antes de tudo, você deve perguntar ao seu filho o que ele gosta de comer na hora do lanche e dependendo do que ele disser, propor opções similares porém mais saudáveis, como produtos integrais e frutas. Mas toda essa adaptação deve ser feita aos poucos e como uma parceria, nada adianta colocar itens de sua preferência e não da criança, senão ela não comerá o lanche.

Para que o lanche esteja completo e saudável é importante ter um alimento energético, como pão ou bolacha integrais, barra de cereais e bolinhos (feitos em casa); um alimento construtor, como iogurte, achocolatado, queijo, peito de peru, leite fermentado e ovo cozido; e um alimento regulador, como frutas frescas e secas, sucos naturais, água de coco, vegetais, etc.

Varie o cardápio para que a criança não enjoe do lanche, mande frutas variadas e que agradem o paladar da criança, diversifique o tipo de pão e dos recheios e aposte nos legumes crus como cenoura e tomate.

Veja abaixo uma sugestão de lanchinhos saudáveis:

Lancheira saudável


Abuse da criatividade e prepare lanches saborosos, nutritivos e atraentes!

Bjs
Mãe Neurotica

0 comentários:

Postar um comentário

 
;