segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cantinho do Divã

Cantinho do Divã
                     com Cristiane Palmeira







Brincar, brinquedos


Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil.

Brincar faz bem! Faz bem para o desenvolvimento, faz bem pra sáude, faz bem pra auto-estima.

Cientistas dizem que brincar na infância, reflete em uma vida adulta mais saudável.

A família pode ajudar no desenvolvimento da criança, no dia-a-dia, com brincadeiras, ajudando e orientando a criança a aproveitar ainda mais essa fase tão divertida e importante.

Também vale a pena investir no brinquedo. Brinquedo é muito mais do que um entretenimento: é desenvolvimento!



E para explicar melhor sobre o assunto, a psicóloga Cristiane Palmeira fala sobre a importância do brincar.


Brinquedos: um outro olhar sobre o brincar

Qual é o melhor brinquedo?

Muitas vezes os pais se fazem essa pergunta e, em uma tentativa de auxiliar os filhos em sua forma de brincar e interagir com a ludicidade, buscam brinquedos chamados educativos, ou seja, os que visam estimular a criança a uma aprendizagem específica e ao desenvolvimento de habilidades sejam elas cognitivas, visuais, intelectuais, motoras, dentre outras. Há ainda os brinquedos tecnológicos, buscados para crianças maiores de 6-7 anos para diversão e desenvolvimento de raciocínio lógico-abstrato, destreza, percepção visual e motora, enfim, para que servem os brinquedos e qual devemos escolher?

Para além de todas essas possibilidades desenvolvimentistas, podemos pensar que toda criança que está se constituindo de maneira saudável no aspecto psíquico apresentará naturalmente um desejo de conhecer e isso a fará curiosa. Essa curiosidade se apresentará em sua forma ávida de descobrir coisas, cutucar, abrir e fechar, investigar nos cantinhos, colocar o dedinho nos buraquinhos, enfim, explorar.
Por isso, qual brinquedo escolher de certa forma, tanto faz...

No entanto, Francoise Dolto (1908-1988), médica e psicanalista francesa dedicada ao trabalho com crianças, afirma que os brinquedos a ser dados a uma criança devem ser, em primeiro lugar, aqueles que a própria criança pede, pois esse pedido envolve o interesse da criança em brincadeiras que ela já imagina com aquele objeto.

Concordo com a posição de Dolto, mas quando não há um pedido explícito podemos pensar em um interesse mais global que as crianças de mais ou menos 4 a 7 anos (obviamente há uma variação muito subjetiva) possuem por brinquedos de montar, quebra-cabeças, blocos de construção, bonequinhos (homenzinhos) e bonecas, casinhas com seus objetos internos (panelinhas, por ex.).


Mas, de fato, o importante é a preferência por brinquedos que deixem espaço para que o imaginário da criança possa fluir. Nesse sentido, por exemplo, bonecas que fazem tudo não deixam espaço para que a ação da criança se efetive no objeto.

A criança deve poder sonhar e criar a partir de um objeto. Assim, vamos poder observar que, pela identificação que a menina estabelece com a figura materna, muitas vezes ela escolherá brincar com bonecas fantasiando ser a mamãe delas.
No caso dos meninos, observamos a tendência às brincadeiras com carrinhos e homenzinhos, pela identificação com a figura do homem.

No entanto, meninos e meninas necessitam brincar de bonecas, homenzinhos, carrinhos, bolas, construir, desenhar, modelar, pintar, porque é dessa maneira que as crianças podem representar a realidade na fantasia e elaborar situações da realidade nessa fantasia.

O brincar é um recurso simbólico da criança, ou seja, possui uma representação.
Portanto, concluo destacando que o brincar é uma atividade essencial da infância para a própria constituição do psiquismo e todas as outras funções, sejam cognitivas, motoras ou intelectuais.

Vamos à brincadeira!


Cristiane Palmeira
Psicóloga Clínica / Especialista em Psicanálise



Enfim,
Brinque bastante e dê muitas risadas. É muito importante para a criança saber que você se sente alegre na sua companhia e que sempre deseja estar ao seu lado.

Bjs
Mãe Neurótica

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