terça-feira, 8 de outubro de 2013

Hora da Brincadeira - Brinquedos

BRINQUEDOS











Os melhores brinquedos para ajudar no desenvolvimento de bebês de 0 a 24 meses

O desenvolvimento dos bebês ocorre de forma relativamente rápida. Cada mês é uma descoberta.
Logo no início, brinquedos como chocalhos são os mais indicados por estimularem a audição e a visão, móbiles também podem ser uma boa opção, mas é bom ir experimentando primeiro para ver se seu bebê não se assusta com aqueles brinquedos dançando por cima deles.

Brinquedos - Tapete de atividades

Outra boa pedida nessa fase são os ginásios (tapetes com arcos de móbiles para atividades), onde o bebê pode brincar e aprender através de atividades que ajudam no desenvolvimento dos sentidos e das habilidades motoras.

Mordedores, livrinhos de pano e bolas de pano também são indicados nessa fase.

Em seguida, as peças para encaixe, que estimulam a coordenação motora através da tentativa e do erro, são os brinquedos mais atraentes. Alguns deles podem ter diferentes formas, cores e tamanhos, o que os ajuda a identificar e diferenciar tais características.

Brinquedos - Montanha russa 

Um brinquedo que desperta a atenção dos bebês com mais de 9 meses são os que desenvolvem o raciocínio, como as chamadas montanhas russas que desenvolvem a coordenação motora, a percepção visual e a organização espaço-temporal.

A partir dos 12 meses, os bebês se divertem mais com brinquedos que prendem a atenção através de botões, teclados e sons, estimulando além da atenção, a audição.

Logo após essa fase, os brinquedos mais estimulantes são os de empurrar e/ou puxar. Brinquedos de texturas variadas também são interessantes, pois estimulam os sentidos da visão e do tato.

Brinquedos - Bonecos de pano

Os bonecos de pano são ideais para toda a infância, mas nessa fase em que a criança já consegue interagir melhor com os outros, repetindo gestos e atitudes, os bonecos são os mais importantes para o desenvolvimento emocional.

Os melhores brinquedos para ajudar no desenvolvimento de crianças entre 2 e 4 anos

Nessa faixa etária, blocos de montar e encaixar, como Lego e kits de madeira, são um bom exercício para a motricidade fina, o raciocínio, a imaginação e a criatividade. Para isso, à medida que as crianças crescem, os kits podem conter peças mais complexas e menores.

Brinquedos - Blocos 

Para compreender o dia-a-dia e tentar traduzir o mundo adulto para a sua realidade, as crianças se divertem brincando de bonecas e bonecos. Ao trocar as fraldas, dar banho, e comidinha, eles fazem o exercício de compreender o que se passa no dia-a-dia com seus familiares e amigos, treinando e experimentando sentimentos novos.

O mesmo acontece com os carrinhos, que ainda ajudam a aperfeiçoar a coordenação motora.
Brinquedos que imitam a vida adulta fazem muito sucesso nessa fase, entre eles se destacam os jogos de cozinha, com pratinhos e panelinhas, maletas de médico, bancadas de ferramentas, etc.

Para ajudar a estimular o raciocínio lógico, a observação, a concentração e a persistência, os quebra-cabeças são os mais indicados. O ideal é começar com os mais simples, como aqueles de blocos de 4 peças e ir aumentando conforme  a habilidade da criança for se desenvolvendo. Aos 4 anos, normalmente já conseguem completar um quebra-cabeças de 40-50 peças.



Brinquedos musicais e instrumentos são ideais para diversão da criançada pois auxilia na percepção de sons e na coordenação motora.

Triciclos, bicicletas com rodinhas, livros com diferentes ilustrações, lápis de cor e papel para desenhar são outras opções de diversão nessa fase.

As crianças nessa idade devem aprender a organizar e recolher seus brinquedos.

Os melhores brinquedos para ajudar no desenvolvimento de crianças entre 4 e 6 anos

Esta é a fase em que o mundo imaginário e a criatividade estão se desenvolvendo nas criança. Brinquedos que auxiliem a criança a entrar no mundo da fantasia são os mais indicados.

Brinquedos - Casinhas

Casinhas de boneca, cidadezinhas, fazendas com animais, fortes apache, castelos, postos de gasolina, entre outros, são brinquedos que além de ampliar o vocabulário infantil, despertam para o universo do faz de conta, ajudando as crianças a interpretarem a realidade adulta.

Outros brinquedos que imitam o mundo dos adultos como, telefones, caixas registradoras, dinheirinho de brinquedo, meios de transporte e materiais de papelaria dão uma sensação de segurança e companhia para os pequenos dessa faixa etária.

Os jogos são fundamentais nessa fase da criança, pois ela pode errar e ter a chance de acertar em um outro momento, além de desenvolver a habilidade de brincar em grupos, pois as crianças já começam a mostrar interesse em repartir as atividades e permitir que outros entrem na brincadeira.

Memória, dominó e loto são alguns bons exemplos de jogos para essa idade.

Brinquedos - Jogos

Nesta idade, as crianças podem começar a sentir medo do escuro ou do "bicho papão", algumas crianças se apegam a bichinhos de pelúcia para lidarem com a situação, mas também vale uma boa conversa ou brincadeira.

Os melhores brinquedos para ajudar no desenvolvimento de crianças com mais de 6 anos

A partir dos 6-7 anos, a escola ocupa um importante espaço na vida das crianças, por isso é indicado o uso de brinquedos que trabalhem com o conteúdo aprendido em sala de aula facilitando o aprendizado e tornando conceitos de química, física, matemática mais concretos.

Também são recomendados jogos que exijam o uso da imaginação e do cálculo mental, assim como jogos que estimulem o raciocínio e a estratégia.

Brinquedos - Jogos

Os quebra-cabeças continuam desempenhando um papel importante para o exercício da concentração, da memória, do planejamento estratégico e do raciocínio lógico.

Além disso, eles podem ser uma boa oportunidade de reunir a família em torno de um mesmo objetivo, já que, a partir desta idade, os kits ficam cada vez mais complexos, com um número maior de peças de tamanhos menores.

Outros brinquedos interessantes nessa faixa etária são os que possibilitem a criança se movimentar com confiança como, bicicletas, patins, skates.

Bolinhas de gude, pipas, argila para modelar, brinquedos de mágica e jogos de cartas são outras boas opções.

Brinquedos - Videogame


É por volta dos seis anos que eles descobrem os videogames. Mas os pais não precisam se preocupar. Escolhendo os jogos certos, essa pode ser uma ótima forma de aprender.

Brincar é umas das melhores formas de estimular o desenvolvimento e o potencial de uma criança.E, é claro, os pais devem participar dela sempre que puderem.

Mas antes de comprar o brinquedo ideal, os pais precisam analisar e conhecer muito bem os gostos, interesses, facilidades e dificuldades da criança antes de decidir levar o brinquedo para casa, tenha certeza que o seu pequeno vai gostar do presente e que esse vai contribuir de alguma forma para o seu desenvolvimento.

Boa escolha e boas compras!

Bjs
Mãe Neurótica

0 comentários:

Postar um comentário

 
;