sábado, 29 de junho de 2013

Hora da Leitura

Dica de férias #03 – Leitura Divertida

As crianças estão “finalmente” de férias e assim longe da escola, mas não precisam ficar longe dos livros.  Afinal, livros são não só fonte de conhecimento, mas também, e principalmente, fonte de prazer!

” A Leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas, por incrível que pareca, a quase totalidade das pessoas não sente esta sede” (Carlos Drummond de Andrade)

Pesquisas mostram que as crianças que tem contato com a leitura desde cedo, principalmente com o acompanhamento dos pais, desenvolvem melhor a linguagem falada, pronunciando melhor as palavras e aprendem com mais facilidade, inclusive,  a escrita.

A leitura estimula a curiosidade, a criatividade e o interesse em conhecer outras histórias e o mundo. O contato com diferentes textos contribui para o desenvolvimento emocional das crianças e para o desenvolvimento cultural.

Para estimular o gosto pela leitura é importante, antes de tudo, deixar a criança escolher o livro que quer ler. Você pode dar sugestões, mas a escolha deve vir dela.

O primeiro livro que minha filha quis ler sozinha foi um da Barbie. A principio, não gostei muito da ideia, mas depois acabei cedendo. Hoje , com 7 anos e meio, ela lê de tudo, de Bruxa Boa, passando por Menino Maluquinho e Reinações de Narizinho à Pequeno Príncipe.

Outra dica importante é sempre ler para seu filho, crie uma rotina e se possível, leia todos os dias no mesmo horário. Eu sempre leio antes das crianças dormirem e quando não dá pra ler, eles reclamam e dormem chateados.


Quando ler para as crianças, varie o tom da voz, o ritmo da leitura, os sons, os silêncios. A dramatização vai dando cor e vida a leitura, tornando-a mais interessante.

Para as crianças menores, os livros com mais ilustrações são mais atraentes, mas de vez em quando, pode ser legal, ler sem que elas vejam as imagens, para que possam criá-las em suas mentes primeiro e depois ver as imagens do livro, podendo, inclusive, discutir as diferenças e semelhanças.

As crianças maiores, que já sabem ler sozinhas, também gostam de ouvir as histórias contadas por outra pessoa, por isso, continue lendo para elas.

Para que a leitura se torne um hábito para a criança é preciso, antes de tudo, que você dê o exemplo. Se você compartilha seu entusiasmo pela leitura, seu filho vai perceber que ler pode ser mesmo divertido.

Criar um leitor é um processo gradual e, como tudo que envolve os filhos, de amor e exemplos.
E lembre-se, quanto mais cedo as crianças descobrirem o mundo mágico da leitura, mais experiências literárias incríveis elas terão ao longo de suas vidas.

Depois posto algumas dicas de livros que as crianças aqui mais curtem e curtiram.

Boa Leitura!

Bjs
Mãe  Neurótica

0 comentários:

Postar um comentário

 
;