sexta-feira, 28 de junho de 2013

Hora da Brincadeira

Dica de férias #02 – Brincadeiras de infância 

Continuando a série dicas de férias, vamos falar hoje sobre as brincadeiras tradicionais da infância. 

As brincadeiras tem tido um papel essencial no desenvolvimento de habilidades sociais e na aprendizagem de tarefas necessárias para se lidar com os problemas do dia-a-dia. Brincar é divertido e faz parte do desenvolvimento infantil.Vários pesquisadores já comprovaram que crianças que brincam são mais criativas e as que se divertem em grupo tem mais facilidade de se ajustar socialmente quando chegam a idade adulta.
Nas brincadeiras, as crianças podem soltar a imaginação, experimentando diversas situações; podem tomar iniciativas, pois as brincadeiras possuem regras flexíveis e a invenção de mudanças ajuda a estimular a criatividade.

São milhares as brincadeiras, que podem ser realizadas na rua, ou mesmo em casa. Pode ser interessante chamar os amigos, para deixar a brincadeira mais divertida, principalmente, porque assim as crianças poderão praticar ajuda mútua e convivência em grupo.

Outra dica é incluir a participação dos pais, que podem contar sobre alguma brincadeira típica de sua infância e depois aprender com a criançada alguma brincadeira  atual que eles gostem mais.
Assim, pais e filhos se aproximam ainda mais!

Segue, então, algumas sugestões de brincadeiras para se divertir com as crianças:

Pega-pega, Esconde-esconde, Corre-cotia, Pato-ganso, Passa-anel, Batata quente, A-do-le-ta, Amarelinha, Elefante colorido, Pular corda, Bolinha de gude, Peteca, Cinco marias, Roda ou Ciranda, Escravos de Jó, Cabra Cega, Pula-Sela, Verdade ou desafio, etc. 
Meus filhos adoram mesmo Pega-pega e Esconde-esconde, mas vale a pena experimentar de tudo um pouco. 

Se você lembra ou tem mais alguma sugestão, por favor, comente.

Bjs
Mãe Neurótica.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;