sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

saúde-comida-saudavel-frutas-legumes-verduras-salada
Alimentação saudável

A alimentação consiste em obter os alimentos do ambiente, que contêm substâncias químicas denominadas nutrientes.

A nutrição, que se inicia no momento da ingestão dos alimentos, consiste no conjunto de processos mediante os quais o ser vivo utiliza com o objetivo de obter energia, construir e reparar as estruturas orgânicas, e regular os processos de funcionamento do nosso organismo.

Este processo é importante ao longo de toda a vida, particularmente em determinados períodos, como  a infância e a adolescência, a gravidez ou a terceira idade.

Para uma alimentação saudável devemos escolher alimentos seguros, do ponto de vista da sua qualidade e higiene, e diversificados, para que possam satisfazer todas as necessidades de nutrientes essenciais ao nosso organismo.
saude-alimentos-alimentação-saudavel-frutas-legumes-verduras-salada
Alimentação saudável

A variedade na alimentação é a principal forma de garantir a satisfação de todas as necessidades do organismo em nutrientes.

Na gravidez é fundamental que a mulher tenha uma alimentação saudável e balanceada para o desenvolvimento e crescimento pleno do bebê que está dentro de sua barriga.

O ideal é seguir uma dieta que contenha muitas vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, isto é, a alimentação deve conter um pouco de tudo para garantir todos os nutrientes e micronutrientes que o feto precisará nas primeiras semanas.

A grávida deve ingerir alimentos ricos em ferro e ácido fólico para abastecer o organismo para receber a gestação. O ferro ajudará na prevenção da anemia, que deixa a mulher cansada durante a gravidez. Já o ácido fólico previne más formações no tubo neural do feto (má formação do cérebro e medula espinhal).

Alguns estudos referem que uma dieta inapropriada da mãe durante a gestação pode estar relacionada a futuras patologias na criança, por isso, pode ser uma boa ideia consultar um nutricionista para não errar.

A alimentação infantil inicia-se no nascimento da criança, quando a mãe começa a amamentação. O aleitamento materno é a melhor e mais completa alimentação para o bebê nos primeiros 6 meses de vida.

Depois, é preciso educar o paladar da criança, oferecendo alimentos naturais, como frutas ou sucos, de preferência orgânicos.

Durante os 2 primeiros anos de vida, ocorre intenso e rápido desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Portanto, práticas alimentares inadequadas nessa fase da vida podem, no futuro, repercutir de forma negativa no desenvolvimento global das crianças e ocasionar problemas.
saúde-alimento-alimentação-saudável-frutas-verduras-legumes-salada
Alimentação saudável

Na infância, uma boa alimentação é vital, já que este é o período de formação dos seus hábitos nutricionais e de desenvolvimento do organismo. Por se encontrar em fase de crescimento, a criança é extremamente dependente de uma alimentação saudável e equilibrada.

Para garantir uma dieta rica em nutrientes, verduras e legumes devem ser oferecidos diariamente para que vire um hábito. O cardápio deve ser diversificado, equilibrado, incluindo preparações criativas e de boa aceitação. Se a criança rejeitar o alimento, a sugestão é insistir, através de outra forma de preparação: creme, sopa ou suflê.

As frutas devem ficar em lugar visível, de fácil acesso, pois o colorido desperta o apetite e estimula a ingestão, e devem ser ingeridas de duas a três vezes ao dia, pelo menos.

Nunca adoce os sucos de frutas, pois seu sabor verdadeiro é, sem dúvida, mais saudável, e se você acostumar a criança desde cedo, ela não sentirá a necessidade do açúcar.

Da mesma forma, a nutrição desempenha um papel fundamental durante a adolescência, período de crescimento acelerado, de rápidas modificações e que requer um amplo fornecimento de energia e nutrientes.

Os adolescentes deveriam receber uma educação que os habilite a manter sua dieta equilibrada e que inclua uma variedade adequada de alimentos, como as saladas, dentre a grande variedade disponível nos estabelecimentos de refeições rápidas.

saúde-alimentação-alimento-saudável-legumes-verduras-frutas-salada-suco-natural
Alimentação saudável

Evite oferecer refrigerantes, balas, salgadinhos. Ao substituir as guloseimas como salgadinhos, refrigerantes e chocolates por alimentos verdadeiramente nutritivos como frutas e verduras, a criança e o adolescente estarão não só bem alimentados como também mais preparados para aprender.

Para o lanche, opte sempre por alimentos saudáveis e integrais, como sanduíches de pão integral com pasta de soja e queijo branco, salada de frutas com granola, sucos de frutas, barras de cereal, , cookies integrais e até mesmo, um chocolate com pelo menos 40% de cacau.

Horários e rotina para a alimentação também são fundamentais. A criança deve se alimentar em lugar calmo, arejado e limpo. Ter horários fixos para as refeições também ajuda a evitar que as crianças consumam bobagens.

Para que nossas crianças tenham um futuro brilhante e com muita saúde, nós pais devemos estar atentos à  alimentação dos pequenos e mais do que nunca temos que ser exemplo.

saúde-alimento-alimentação-saudável-frutas-verduras-legumes-cereais-nozes-natural
Alimentação saudável
E você, tem uma alimentação saudável em casa? Seu filho come de tudo ou é difícil pra comer?
Conte nos suas experiências e se você tiver dicas de como ajudar os filhos a comer melhor, compartilhe com a gente. Lembre-se de curtir nossa página.

Bjs
Mãe Neurótica

0 comentários:

Postar um comentário

 
;